Merchandising

By 13 de Novembro, 2019 Novembro 15th, 2019 Ponto de venda, Sem categoria

Merchandising ou a arte de encantar e estimular a compra.

De acordo com a American Marketing Association o merchandising define-se como a operação de planeamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, em quantidade e ao preço certo.

Trata-se de uma estratégia de marketing que lhe permite vender mais, captar novos clientes e divulgar a sua marca. Na organização de nichos de exposição no PDV (ponto de venda), opte pela regra de três, ou seja, ao criar uma área de exposição dos seus produtos, deve tentar trabalhar com conjuntos de três peças ou sob o princípio de pirâmide.

Por exemplo, se os produtos forem trabalhados por altura, é interessante organizá-los em ordem: pequeno, médio e grande.

A razão desta estratégia tem a haver com a maior propensão em olharmos para algo que nos remeta ao movimento. Se no seu horizonte visual todos os formatos forem estáticos e simétricos tudo vai passar despercebido.

E não se esqueça dos displays digitais que podem aumentar as vendas. Conversamos?

Merchandising de Ponto de Venda

Qualquer empresa que se preocupa com a experiência do cliente deve ter como uma das suas principais prioridades, o merchandising no ponto de venda (PDV). Utilizado para relembrar a marca junto do público, promover a fidelização do cliente e apresentação de novos produtos. Normalmente são ações promovidas pela empresa junto do seu público-alvo, por exemplo com balcões de divulgação ou promoção de produtos . Muitas vezes são usados materiais de rápida distribuição (brindes) como chapéus, tshirts, canetas, balões entre outros. Por exemplo: é vulgar em concertos se ver distribuir objetos, que possam ser utilizados no dia-a-dia, com o nome de uma determinada marca associado aos mesmos.

É importante conhecer as técnicas e os métodos, mas a criatividade também é um elemento fundamental nesta ação. É impossível encontrar diferenciação da concorrência e contemplar a experiência do consumidor sem ser criativo e, muitas vezes, até ousado. Conversamos?

Merchandising de Sedução

Este tipo de merchandising visa o ambiente que rodeia a marca ou o produto, promovendo uma exploração dos sentidos (tato, paladar, visão, olfato e audição). Assim, as estratégias de merchandising de sedução passa pela utilização da cor, o cheiro, o som, a degustação e diversos estímulos visuais para conquistar o cliente. Conversamos?

Merchandising Editorial

O Product Placement é uma estratégia baseada na introdução de marcas e dos seus produtos, em conteúdos de entretenimento. É um tipo de merchandising que promove a imagem da empresa ou de um determinado produto em filmes, séries ou noutros meios que são visualizados por grandes audiências. Por exemplo, marcas como a Coca-Cola, Audi, Nintendo, Samsung ou Ray-Ban já utilizaram esta técnica de merchandising como forma de posicionamento da marca no mercado. Conversamos?

Merchandising Visual

O vitrinismo é uma arte: a arte de expor produtos.

A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem de uma loja física. O vitrinismo, é a forma mais comum de merchandising visual, pretendendo atrair o cliente através da exposição de determinado produto de forma criativa e sedutora, despertando o desejo de comprar.

Utilizar a montra como espaço de venda, preparada cuidadosamente recorrendo a sonorização, aromas, iluminação e cores. Tudo pensado para atrair o consumidor. Conversamos?

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